sábado, 1 de junho de 2013

Entre os livros

Eles pareciam tão majestosos perfilados em todas aquelas prateleiras, e as gravuras em relevo em suas capas os tornavam ainda mais imponentes e instigantes, era desta forma que meus olhos de criança enxergavam os livros da biblioteca municipal da minha cidade. Me recordo de ter ganhado meu primeiro livro de uma tia, o título era "A ilha perdida", o li por diversas e diversas vezes e não me cansava de recomeça-lo tantas outras, viver todas aquelas aventuras a cada nova leitura era indescritível.
Depois dele vieram outros mais, toda a série Vagalume, Monteiro Lobato, os Clássicos infantis, na adolescência, os Clássicos literários, José de Alencar, Machado de Assis, Jorge Amado, Guimarães Rosa, e muitos mais. Neste universo literário não posso esquecer de citar as literaturas norte americana, portuguesa e inglesa que tanto me surpreenderam enquanto estava na faculdade, leituras estas que me proporcionaram momentos de extrema reflexão.
Em minha experiência como leitora pude constatar que os livros não só abrem novos mundos, mas fazem com que cada leitor contribua na construção de novos sentidos ao que é lido, vive cada uma daquelas histórias como se fosse a sua própria. "Ler realmente nos liberta, é um processo de transformações alquímicas que nos torna sem dúvida mais críticos, pensantes, pessoas perigosamente mais humanas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário